O espiritualzinho sem – vergonha
- Diogo Crotti
- 25 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de mai. de 2019
Vamos para mais um reflexão baseada na obra de Lewis. Eu e ele não temos absolutamente nada em comum exceto a ironia!

O espiritualzinho sem-vergonha mantem na boca algumas expressões clássicas, quase como frases de efeitos de autoafirmação, como: “vamos ganhar a cidade”, “estamos mudando o mundo”, todavia, o acéfalo espiritual negligencia a própria família.
Lewis, diz que uma forma de manter o cristão do jeito que o diabo gosta, é “certificar-se de que ele seja sempre muito ‘espiritual’, que ele sempre se preocupe com o estado da alma da mãe dele, e nunca com o reumatismo dela.” (LEWIS, 2017,p.27). Pois bem, o sem-vergonha arrota um tipo de preocupação com a “obra de Deus”, no fundo, porém, está preocupado consigo mesmo. O cristão espiritualzinho é capaz de ser duro com a sua esposa, talvez bata nela, espanque os filhos, agride verbalmente, mas trata com muita gentileza todos na igreja!
Outra característica do espiritualzinho sem – vergonha é sempre estar mergulhado em realidades espirituais profundas imerso numa vida de oração constante e incapaz de levar os filhos para a escola, ou lavar a louça para a esposa. Na cabeça desse sem-vergonha, orar sempre é mais importante que o trabalho diário na casa. Ele separa a vida espiritual da profana. Mas é um sem-vergonha mesmo! Partindo da premissa equivocada ele “negligência o óbvio” (LEWIS, 2017,p.27) – o cuidado dos seus!
A vida desse sem-vergonha é de dar nojo! Possivelmente, as pessoas na igreja o ama! Afinal, não o conhece! Enquanto sua família o repudia diariamente. O mundo está cheio de espirituazinhos sem-vergonhas com canal no Youtube, postagens poderosas nas redes sociais, buscando evidência e autopromoção, mas seria interessante perguntar para a mãe dele ou esposa, como ele é em casa! Talvez, fiquemos decepcionados com o que vamos ouvir.
Gente sem-vergonha tem em todo lugar e não há como fugir disso. O pior deles é esse tipo espiritualizado, acéfalo, ridículo e cômico (eu me divirto com eles) que vive uma vida dupla, num domingo está adorando a Deus, e durante a semana consumindo pornografia, desobedecendo os pais, espancando a mulher e os filhos, e se auto proclamando o ser mais espiritualizado do mundo!
Comments