top of page

O cristão debatedor

  • Foto do escritor: Diogo Crotti
    Diogo Crotti
  • 7 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Inúmeras páginas nas redes sociais e canais no Youtube especializaram-se em debater Teologia. Na prática passam o dia em busca de capturar algum “erro” de determinado pregador, palestrante, ou seu concorrente, e em cima disso fazer média e ganhar mais seguidores e visibilidade. Em ambos os lados temos esse tipo de gente debatedora. Oremos para que os calvinistas se convertam a Jesus, afinal Calvino está morto, babaca! E Cristo vivo, pois ressuscitou!


Pare Lewis esse tipo de prática é algo que agrada o diabo. Vermelindo que o diga! O debate pelo debate foi expresso por Lewis nos seguintes termos:


“A mais pura diversão está em causar o ódio entre aqueles que dizem “eucaristia” e aqueles que preferem dizer “santa ceia” quando nenhuma das duas partes poderia sequer definir a diferença (...) de modo consistente.” (LEWIS, 2017,92)

Vou contextualizar a citação como se Lewis estivesse olhando para as redes sociais e para o Youtube, dizendo: “O que o diabo mais gosta Vermelindo, e que nos faz divertir é causar ódio entre os que se dizem “arminianos” e os que se dizem “calvinistas”. Mantenha-os dentro da comunidade cristã e odiando-se mutuamente.”


Parece que Satanás conseguiu fragmentar a igreja em várias fatias teológicas, e a luta do cristão não é mais em prol da essência que nos une, mas enfatizar as diferenças que desune! Se você for inteligente o suficiente como afirma ser entendeu bem o que disse. Se for mais um bitolado defensor da ortodoxia bíblica, e beberrão de cerveja, um opressor dentro de casa, um santinho na igreja e um verme com seus filhos, continuará achando-se o dono da interpretação teológica. Sua ortodoxia não representa nada se você é um imoral.


A todos os cristãos debatedores de teologia segue o conselho de Tiago 2:18 – “Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.” Chegou a hora de sair do escritório, ou como diria Brennan Manning, “torre de marfim da exegese”, e descer ao vale da desolação, sair do mundo online e baixar para a vida real. Se a sua vida se resume em debater teologia, saiba que os primeiros que procuraram por isso no Novo Testamento, foram os fariseus, Jesus apenas os respondeu, e nunca foi atrás deles para iniciar um debate.


Calvino está morto, babaca. Cristo ressuscitou!

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page