O cristão culpado
- Diogo Crotti
- 4 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Pare de viver culpado e viva em paz seu mané!

A falta de leitura bíblica e a ênfase em si mesmo, e não em Jesus faz o cristão viver dias, meses e anos culpados, por erros que Deus já perdoou. Alguns sentem culpa pelo passado negro, outros pelas decisões erradas, já outros pelas decisões não tomadas, alguns com medo de viver, travou a vida. Enfim, a vida toda é culpa do começo ao fim.
Tem aqueles outros que tem medo de casar (daí a vida fica séria e os boletos chegam), sente-se culpados porque sabem que estão enrolando a moça, e tem aqueles que nem namorar consegue, de medo da irmã dizer: “sim”, daí o cristão culpado não sabe o que fazer. Neste caso, é igual ao cachorro que corre atrás do carro, e quando o mesmo para,fica parado que nem uma ameba. Culpa, culpa e mais culpa.
Lewis, como sempre brilhante, diz:
“Nem sobre os próprios pecados cometidos pelo homem o Inimigo (Deus) sequer deseja que ele pense em demasia: uma vez que ele tenha se arrependido, quanto antes ele deixar de prestar atenção em si mesmo mais satisfeito fica o Inimigo.” (LEWIS, 2017, p.83)
A primeira coisa que precisa para lidar com a culpa é: tomar consciência do perdão de Deus. A segunda é para de focar em si mesmo. A terceira é criar vergonha na cara e desfrutar da vida abundante que Jesus preparou para você. Até quando passará a vida com medo de tomar decisões e cheio de culpa no coração? Seja homem! Seja mulher! Pare de viver culpado o dia todo!
Alguns cristãos quantificam a culpa. É um processo simples e enganador, como por exemplo. Ele vê a imagem de uma mulher sexy ou de um bombado na rua, daí ele sente uma “culpazinha”. Se acessa um pornô direto, surge a “culpona”, e se vive mediocremente a vida, sentindo-se um nada, sente apenas “culpa”. Em todos os casos os dias, meses e anos estão passando e você aí que nem um zé mané, com o coração culpado constantemente.
Tem gente que é tão neurótico que sente culpa em ser feliz! Outros culpam-se por estarem tristes, os mais bobinhos colocam a culpa em terceiros, ao invés de trazer a responsabilidade da vida para si, e neste caso, a culpa da vida dele é do Estado, da família disfuncional, do Gestor, do gato, do cachorro, da mãe, e é claro do Bolsonaro, e por aí vai.
Você precisa tomar uma decisão simples: entregue sua culpa a Jesus, crie vergonha na cara e pare de praticar o pecado, desta forma a culpa não volta com tudo, e viva em paz com Deus e consigo mesmo!
Comentários