Enganando o trouxa
- Diogo Crotti
- 25 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de mai. de 2019
C.S. Lewis possui uma fina ironia em seus escritos, principalmente no livro "Cartas de um diabo a seu aprendiz", que utilizando duas personagens conhecidas como: "Maldanado" e Vermelindo" oferece grandes lições aos cristãos!

O mundo de hoje é deliciosamente secularista e focado no temporal. Corremos em busca de tantas coisas, que às vezes, deixamos a Eternidade de lado. Obviamente, não podemos viver como se o mundo não fosse importante, porém valorizá-lo em demasiada idolatria é um erro apontado por Lewis, como segue:
"Não perca tempo tentando fazê-lo achar que o materialismo é verdadeiro! Faça-o considerá-lo poderoso, ou despojado, ou corajoso - eis a filosofia do futuro. É com esse tipo de coisa que ele se preocupa." (p.18)
O materialismo esvazia o sentido sagrado da existência propondo explicar a complexidade da vida, a partir de fenômenos históricos e sociais. Bom, é uma tentativa engraçada a proposta materialista, já que toda a teia humana perceptivelmente rica de significados, pode ser reduzida a explicações “cientificas”, segundo eles. Neste caso, temos duas opções: a) dar gargalhadas dos que acreditam no materialismo, isto mesmo, acreditam, pois já se tornou uma crença; b) rir mais um pouco!
O problema do cristão “descolado” de hoje é a ignorância em relação ao que é básico do cristianismo. Facilmente pode ser enganado pelo “gramunhão” quando atiça seu orgulho intelectual, fazendo-o parecer alguém culto, e desta maneira, absorve, e vive como se a vida fosse um fim em si mesmo. Sabe como isso funciona? Quando se diz cristão, mas vive como se não o fosse. Não tem raiz. Basta um livro de filosofia e o tal cristão – trouxa e frouxo – abandona a fé!
Lewis estava certo, e temo que está sempre certo, que a filosofia é papo furado, conversa de boteco, comparada com a sabedoria de Deus. Faça o cristão achar que sabe tudo, a partir de consultas rápidas na internet, e aos poucos se tornará especialista do obvio e do obsoleto, e seu tempo será consumido em debates nas redes sociais, e quando menos perceber, estará defendendo pautas claramente antagônicas a fé cristã, e obviamente, é claro o trouxa não sabe disso!
Comments